Vereador Delegado Wilson Damasceno pede solução definitiva para complexo viário da avenida Das Esmeraldas

por Thais Helena Iatecola publicado 01/10/2025 11h15, última modificação 01/10/2025 11h15
Vereador Delegado Wilson Damasceno pede solução definitiva para complexo viário da avenida Das Esmeraldas

Vereador Delegado Wilson Damasceno na tribuna da Câmara; requerimento foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária (Foto: Will Rocha)

O vereador Delegado Wilson Damasceno (PL) teve requerimento aprovado na sessão ordinária da Câmara de Marília, no último dia 29, que solicita ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e à Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) informações sobre a possibilidade de se contratar projeto especializado para dar uma solução definitiva para o complexo viário “Alessandro Codogna”, localizado na região Sul da cidade.

Segundo ele, o pedido visa a organização do trânsito no complexo que fica na confluência da avenida Das Esmeraldas com as ruas Das Roseiras, Sperendio Cabrini, Das Turmalinas e Jesus Montolar, já que, da forma como se encontra, tem gerado transtornos e riscos para a população. A ideia sugerida pelo parlamentar é que dentre os estudos seja analisada a possibilidade da implantação de uma travessia subterrânea na avenida Das Esmeraldas, em ambos os sentidos, no cruzamento da via com as ruas Jesus Montolar Pelissel, Das Roseiras, Sperendio Cabrini, Gabriel Lopes Gonçalves e Das Turmalinas.

“O referido complexo concentra trânsito intenso de veículos de passeio, motocicletas, utilitários, caminhões e pedestres que passam diariamente por ali por ser uma rota para o trabalho, para a residência, o lazer, às compras ou para a prática de atividade física na pista de cooper. Por esse motivo, esta Casa tem recebido constantes pedidos de solução para a situação deste local que interliga diversas regiões do município”, destaca o vereador.

Damasceno diz ainda que há mais de 15 anos a população enfrenta dificuldades para o deslocamento seguro e se queixa da fluidez do tráfego nesta rotatória. “Sei que esta situação não teve origem na atual administração, mas ela se agravou progressivamente em razão do crescimento no número de veículos em circulação e do aumento expressivo da densidade demográfica da região. Soma-se a isso o fato de que nas proximidades foram instalados dois grandes supermercados que atraem consumidores de toda a cidade e da região, além de um shopping center e um mercado atacadista”.

O vereador argumenta que a contratação de projeto especializado já demonstrou eficiência na cidade, ao possibilitar, há quase 20 anos, a solução para os problemas viários na rotatória localizada no cruzamento entre as avenidas Tiradentes, Carlos Artêncio e João Ramalho, além das ruas José Moreno e Plínio Amaral. Ele solicita também o encaminhamento do requerimento às associações de moradores, aos clubes de serviços e às Lojas Maçônicas de Marília.