Vereador Delegado Wilson Damasceno quer espaço voltado aos conselhos para fomentar gestão participativa
Vereador Delegado Wilson Damasceno na tribuna; requerimento apresentado será votado na próxima sessão ordinária, que ocorre no dia 3 (Foto: Will Rocha)
O vereador Delegado Wilson Damasceno (PL) quer a implantação de uma sede exclusiva para todos os conselhos municipais. Pedido é feito ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), no requerimento 2.458/2025, apresentado na Câmara de Marília. Segundo o parlamentar, a sede deve contar com coordenação geral que integre os conselhos vinculados às secretarias municipais.
Damasceno cita que os conselhos municipais desempenham um papel fundamental na elaboração, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas nas mais diversas áreas da Administração, como saúde, educação, esportes, assistência social, cultura, meio ambiente, segurança alimentar, entre outras. Para ele, é necessário um espaço físico adequado e centralizado para os conselhos, que sirva como sede para as atividades administrativas, reuniões, arquivos e atendimento, facilitando a comunicação entre os membros, as secretarias que são vinculados e a comunidade.
“A criação de uma ‘Casa dos Conselhos’, com uma coordenação geral, permitirá a integração e o fortalecimento da gestão participativa, proporcionando mais eficiência, organização e representatividade. Além disso, tal medida reforça os princípios da participação popular, transparência e controle social, pilares de uma administração democrática e aberta ao diálogo com a sociedade civil, garantindo que as decisões do poder público estejam alinhadas às reais necessidades da população”, conclui Delegado Wilson Damasceno.
A solicitação deve ser votada na sessão ordinária do próximo dia 3 de novembro.
