Vereadores prestigiam 1º Festival do Café de Marília e elogiam a iniciativa

por Thais Helena Iatecola publicado 04/11/2025 17h52, última modificação 04/11/2025 17h52
Vereadores prestigiam 1º Festival do Café de Marília e elogiam a iniciativa

Vereadores prestigiaram a primeira edição do 'Festival do Café'; iniciativa reuniu grande público na Fazenda Cascata e foi um sucesso (Foto: Divulgação)

A primeira edição do “Festival do Café” de Marília foi um sucesso de público e os vereadores prestigiaram o evento realizado no último fim de semana na Fazenda Cascata, que neste ano completou 100 anos. Estiveram presentes o presidente do Legislativo, Danilo da Saúde (PSDB), e os vereadores Delegada Rossana Camacho (PSD), Vânia Ramos (Republicanos), Elio Ajeka (PP), Delegado Wilson Damasceno (PL) e Thiaguinho (PP).

Segundo o presidente da Casa de Leis, o festival é uma excelente oportunidade de valorização da cultura e da história da cidade, que se formou e se desenvolveu a partir do cultivo do café, e para os produtores e empreendedores locais e da região. “Parabenizo o prefeito Vinicius [Camarinha], o secretário Vitor Gazola [Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico] e toda a sua equipe pela iniciativa. Um agradecimento especial ao senhor Osvaldo [proprietário da Fazenda Cascata], que abriu as portas de sua casa e permitiu que este evento tão importante ocorresse. É o primeiro de muitos festivais que virão”, destacou o vereador Danilo da Saúde, que teve requerimento aprovado recentemente em que solicita a criação do “Museu do Café” em Marília.

O evento marcou a entrada oficial de Marília no programa estadual “Rotas do Café”, que visa impulsionar o desenvolvimento regional e o turismo gastronômico, integrando a rica história e a cultura do café no estado. Para a vereadora Delegada Rossana Camacho, o festival traz visibilidade para Marília. “Um evento muito importante para que os produtores rurais e os empreendedores tenham mais visibilidade. Isso, com certeza, gera ainda mais produtividade para a nossa cidade”.

A vereadora Vânia Ramos elogiou a estrutura do festival e as atrações oferecidas ao público. “Um evento maravilhoso, que une turismo, cultura e fomenta a economia”. Já o vereador Elio Ajeka, que preside a Comissão de Registros Históricos, destacou a importância da iniciativa para a valorização da história da cidade. “Marília cresceu em função do café e essa fazenda faz parte da nossa história. Agradeço ao senhor Osvaldo, porque este lugar simboliza a história viva de Marília, é o berço do nosso município”.

Além de manter viva a história da formação da cidade, para o vereador Delegado Wilson Damasceno, o festival alavanca o turismo e a economia. “Impulsiona Marília como um município de interesse turístico e valoriza a história que essa cidade tem com o café. É um evento de sucesso, com certeza”.

O público que compareceu ao festival pode conferir uma programação diversificada, com expositores de destaque, como dezenas de produtores de café de Marília e região e empreendedores locais, gastronomia, artesanato e apresentações musicais. O evento ainda contou com a doação voluntária de um quilo de alimento para o Fundo Social de Solidariedade. “O festival fortalece a cadeia produtiva do café e oferece uma opção de lazer, de cultura, de turismo às famílias. Além disso, valoriza a história e a tradição de Marília e da região, consolidando a nossa identidade”, explicou o secretário Vitor Gazola.

O “Festival do Café” é uma realização da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico com o apoio de diversas entidades. Durante o evento, vereadores entregaram votos de congratulações a Osvaldo Passos de Andrade Filho, proprietário da Fazenda Cascata e neto de Bento de Abreu Sampaio Vidal. O superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi, também prestigiou o festival.