Comissão dos Registros Históricos se reúne e começa a definir tema da Noite dos Pioneiros

por admin publicado 05/02/2015 09h02, última modificação 18/03/2025 08h02
 Presidida por José Expedito Capacete, comissão tem o caráter de resgatar e preservar a história do município e de seus moradores

 

A primeira reunião do ano da Comissão dos Registros Históricos da Câmara de Marília aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 5 de fevereiro. Presidida pelo vereador José Expedito Carolino, o Capacete, a comissão tem o caráter de resgatar e preservar a história do município e de seus moradores. Quase todos os membros compareceram ao primeiro encontro, avaliado pelo vereador Capacete como muito produtivo. “Faço uma avaliação produtiva, ressaltei desta forma para os membros da comissão. Agradeci a cada um dos membros, pois todos são voluntários.  Se dedicam à comissão realmente porque gostam da cidade de Marília, querem ajudar na preservação de toda sua história”, comentou. Embora a programação para o 86º aniversário de Marília aconteça somente em abril, Capacete trouxe para a primeira reunião do grupo a discussão sobre o tema da Noite dos Pioneiros. “Teremos um ano muito produtivo, o ano de 2015 promete muitas coisas boas. Continuaremos com as entrevistas com aquelas pessoas que fizeram a nossa história”, contextualizou o presidente da comissão.

Na análise de Capacete, a comissão tem um papel estratégico para a preservação da memória da cidade. “São poucas cidades que possuem uma comissão desta natureza e esta comissão presta um serviço essencial para a formação de nossos estudantes. Muitas escolas nos procuram para obter detalhes de como era a vida em Marília. Pouca gente sabe, mas antigamente na avenida Sampaio Vidal havia um posto, não de combustível, mas para o fornecimento de água para as tropas que chegavam”, detalhou Capacete. O vereador reforçou o compromisso da Câmara em resgatar a história não só da cidade, mas dos pioneiros que começaram a povoar o município. “A nossa comissão está de portas abertas para os estudantes e escolas que desejarem informações sobre Marília”.

 

30ª Noite dos Pioneiros

 

Capacete explicou que a 30ª Noite dos Pioneiros, que será realizada em abril, durante as comemorações do 86ª aniversário de Marília, resgatará as danças e o corpo de balé das colônias que ajudaram a formar a população da cidade. “Teremos uma reunião na próxima semana justamente para concluir este tema, mas provavelmente iremos resgatar as danças de Marília. Cada colônia irá apresentar a sua dança, as danças que eles trouxeram para a cidade no início da formação de nossa cidade”, frisou.

A 30ª Noite dos Pioneiros ainda não tem data definida, mas deverá ocorrer em abril durante as homenagens ao 86º aniversário do município de Marília. No ano passado, o evento aconteceu no teatro do colégio Sagrado Coração de Jesus e prestou homenagens às orquestras e músicos da cidade.

A primeira reunião do ano da comissão contou com as presenças do presidente José Expedito Capacete, do diretor  geral da Câmara de Marília, Paulo Colombera e dos membros Antonio Augusto Neto Filho, Wilson Matos, Antonio Martinelli, Wilza Aurora Matos Teixeira, Luiz Arnaldo Cunha Azevedo, Lourdes Marcelino Machado, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello e Sirley Guarezzi. Na avaliação do membro Luiz Arnaldo a primeira reunião demonstrou o quanto a Câmara deseja continuar com o trabalho de colher os depoimentos de quem viveu a história de Marília. “A comissão tem mais de 30 anos de existência e está reunindo depoimento de muitos moradores que aqui estão desde antes a emancipação do município”, detalhou o membro da comissão da Câmara. A Comissão dos Registros Históricos foi criada por ato da Mesa Diretora em 1983.