Comissão dos Registros Históricos presta homenagem a 31 pioneiros entrevistados

por admin publicado 17/04/2015 08h38, última modificação 18/03/2025 08h02
 Série de depoimentos foi gravada na sala Nasib Cury ao longo de um ano e estão arquivadas para consulta da população e para pesquisas

 

A história contada por quem viveu. Assim pode ser classificada a série de depoimentos que a Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília vem realizando com pioneiros, filhos de pioneiros e personalidades que contribuíram para a formação da cidade de Marília. Nesta sexta-feira, durante solenidade realizada na sala Nasib Cury, local onde os depoimentos históricos vêm sendo gravado tendo apoio da equipe da TV Câmara e dos integrantes da comissão, homenageou 31 pioneiros que compartilharam um pouco de suas experiências nas entrevistas. A cerimônia contou a as presenças do presidente do Poder Legislativo, Herval Rosa Seabra (PSB), do presidente da Comissão Organizadora dos Registros Históricos, José Expedito Capacete (PDT), vereador Marcos Custódio (PSC) e vereador Silvio Harada (PR). “Os depoimentos consistem num acervo de grande relevância para a preservação da memória de nossa cidade. Por isso entendemos que a solenidade desta sexta-feira foi extremamente valiosa para Marília”, analisou o vereador Herval Rosa Seabra.

Os entrevistados receberam cópias com o vídeo em forma de agradecimento pela colaboração à Comissão Organizadora dos Registros Históricos. Entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014, 31 pioneiros, personalidades e filhos de pioneiros concederam entrevistas para o Poder Legislativo. “Deixaram seus depoimentos e que estão armazenados aqui nos arquivos da Câmara e que, certamente, servirão para que futuras gerações tenham uma ideia do que foi Marília, o nascimento da nossa cidade, e isso é fundamental. Temos que ter esta preocupação em guardarmos estas histórias, estes fatos, pois se não deixarmos armazenados gerações futuras não terão a mínima ideia de como nasceu Marília ou de quem fundou Marília”, considerou o presidente.

Entre os 31 depoimentos gravados no período de dezembro de 2013 a dezembro de 2014 estão o da ex-vereadora Euthalia Battaiola, do neto de Bento de Abreu Sampaio Vidal, Oswaldo Passos de Andrade Filho, do paleontólogo William Nava, do radialista Wilson Matos e do ex-vereador e ex-prefeito de Marília, Abelardo Camarinha (pai do prefeito Vinícius Camarinha e atualmente deputado estadual por Marília). Todos os depoimentos podem ser consultados pela população e para pesquisas.