Comissão dos Registros Históricos grava depoimentos de moradores do distrito de Avencas
Localizado a 20 quilômetros da área urbana de Marília, o distrito de Avencas contribuiu para a povoação da zona rural da cidade. No último dia 16 de setembro a Comissão dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília registrou uma parte desta história. Liderados pelo vereador José Expedito Capacete (PDT), membros da comissão e equipe técnica da emissora legislativa TV Câmara (canais 21 da NET e Life e sinal digital aberto 61.3), colheram depoimentos de moradores tradicionais da localidade e imagens foram captadas de diversos trechos do distrito.
Conforme informou o presidente da Comissão dos Registros Históricos, vereador Capacete, integrantes de famílias tradicionais, que ajudaram a construir a trajetória de Avencas e de sua população, deram valorosas contribuições ao relatar importantes momentos do distrito. “Conversamos com pessoas que praticamente cresceram e passaram a vida toda em Avencas, demonstrando todo seu amor e toda sua dedicação pelo distrito”.
Os relatos dos moradores Lúcia Barrivieira Trevisan e Ernesto Pontello estão, agora, no acervo do projeto que resgata a memória da vida nos distritos rurais de Marília. A Comissão dos Registros Históricos já esteve em outras localidades, como Amadeu Amaral e Lácio. As entrevistas dos moradores de Avencas foram feitas pelo integrante da Comissão, Luiz Arnaldo Cunha Azevedo. Também acompanharam o trabalho de campo os membros Antônio Martinelli, Sirley Guarezzi e Maria Cristina Paoliello. O próximo distrito a receber a visita dos integrantes será o de Padre Nóbrega.